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Habilidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo não é uma qualidade

Ao contrário do amplamente difundido, a capacidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo – o chamado multitasking – pode ser prejudicial à produtividade no trabalho, de acordo com diversos estudos publicados entre 2009 e 2016.

Em um dos mais recentes, pesquisadores da Universidade da Califórnia, do MIT e do centro de pesquisa da Microsoft associa o comportamento neurótico à necessidade de realizar muitas coisas ao mesmo tempo e sugere que isso desvia a atenção das tarefas necessárias para o cumprimento do trabalho.

Segundo pesquisadores da Universidade de Stanford, as pessoas consideradas ótimas no multitasking se saíram pior em um teste de memória, mostrando maior dificuldade em gravar informações. Também ficou constatado, nessa pesquisa, que as pessoas melhores em realizar múltiplas tarefas eram piores na resolução de enigmas.

Na interpretação da coach Eva Hirsch Pontes, sócia-diretora da Phoenix Coach e professora convidada da Fundação Dom Cabral, isso ocorre porque a soma de múltiplas atividades impede um aprofundamento analítico de cada uma delas.

“A partir do momento em que fazer tudo ao mesmo tempo é uma característica do espírito do nosso tempo, a capacidade de concentração da sociedade diminui. No entanto, saber concentrar-se é uma atitude indispensável e que está atrelada à complexidade de cada tarefa, porque contribui para o seu aprofundamento analítico”, diz Eva.

Em outras palavras, trabalhar melhor depende de maior concentração e, mais que isso, atenção exclusiva. Para trabalhar essa habilidade, a coach sugere a prática de meditação focada em atenção plena – a chamada prática de Mindfullness, altamente recomendada por grupos de bilionários famosos ao redor do mundo. “Construir esse hábito ajuda a entender os pensamentos e como eles se perdem em divagações. Isso porque, com a meditação, é possível alterar esse sentimento de distrair-se facilmente”, diz.

No dia a dia, todas as distrações devem ser evitadas. Quando em tarefa importante, ajuda desativar notificações de redes sociais, manter o celular longe e afins. Especialistas recomendam que, quando possível, todos os e-mails sejam lidos e respondidos de uma só vez, para também não acumular essa atividade ao longo do dia. Tudo isso, claro, com pequenas pausas para evitar exaustão.

Fonte: InfoMoney

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